
Foto SSP-PI
Na manhã desta quinta-feira (22), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em conjunto com a Polícia Militar, deu continuidade à Operação Retomada com a “Retomada 2 – DRACO 214”. As ações estão concentradas no residencial Torquato Neto e outras áreas da zona Sul de Teresina.
O principal objetivo da operação é cumprir 144 mandados de busca e apreensão para desarticular uma organização criminosa responsável por invasões de unidades habitacionais, roubos e outros crimes graves na região. Até o momento, três pessoas foram presas e uma foi conduzida para prestar esclarecimentos.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, enfatizou que a nova fase da operação no Torquato Neto confirmou as expectativas da polícia. Os criminosos que antes ocupavam a área conhecida como “Quadra da Babilônia” não foram encontrados nos locais vistoriados, o que, segundo ele, demonstra o impacto das ações anteriores no enfraquecimento do crime organizado na região.
Charles Pessoa destacou a continuidade das ações do “Pacto pela Ordem” no Torquato Neto, mencionando uma operação anterior, há cerca de 15 a 20 dias, que resultou em centenas de buscas e apreensões, mais de 20 prisões e apreensão de armas. Ele informou que todas as pichações foram removidas e que a “criminalidade não está mais frequentando essa região”, com os indivíduos que estavam na “Quadra da Babilônia” não sendo encontrados nos apartamentos visitados.
O delegado também anunciou planos para futuras ações, incluindo o retorno à “Quadra da Babilônia” para coleta de dados e monitoramento. Novas medidas judiciais já foram deferidas e serão deflagradas nos próximos dias. O modelo de combate ao crime organizado desenvolvido no Torquato Neto será expandido para outras áreas da capital e do interior do estado.
A ofensiva conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), além de diversas unidades da Polícia Civil, como a Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e a Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), também atuam em conjunto.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a Operação Retomada 2 é um desdobramento do esforço estratégico do Governo do Estado, através do “Pacto pela Ordem”, visando enfraquecer as bases operacionais do crime organizado e garantir a segurança da população.