
Foto SSP-PI
Na manhã desta sexta-feira (28), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou uma operação policial de grande escala em diversos bairros de Teresina, visando desarticular um núcleo de uma organização criminosa responsável por uma série de crimes violentos na capital piauiense.
A ação, que abrangeu as regiões do Vale Quem Tem, Parque Universitário, Parque Piauí e Teresina Sul, cumpriu 20 medidas cautelares, incluindo mandados de prisão, busca e apreensão, e buscas específicas contra menores de idade envolvidos com o grupo. Os alvos são investigados por assaltos a transeuntes, roubos de motocicletas e veículos, além de envolvimento no recente assalto a um vereador de Teresina.
As investigações do DRACO revelaram que a organização criminosa cooptava adolescentes para participar diretamente dos roubos, utilizando-os como “ferramentas” para burlar o sistema de Justiça. Um dos casos que chamou a atenção das autoridades foi o de um pai que envolveu o próprio filho menor de idade nas atividades criminosas. O homem encontra-se foragido.
Durante a operação, uma mulher que se apresentava como influenciadora nas redes sociais foi presa. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a influenciadora, que não teve a identidade revelada, utilizava sua influência para promover o crime. “Conseguimos prender também uma mulher, que se diz influenciadora nas redes sociais, mas é influenciadora do mal, influenciadora do crime”, afirmou o delegado.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Diretoria de Inteligência da PC-PI, Força Estadual Integrada de Segurança Pública, NOC e Guarda Municipal de Teresina. Essa é mais uma ação do Pacto pela Ordem, iniciativa do Governo do Estado para fortalecer a segurança pública e intensificar o combate à criminalidade organizada no Piauí.
O delegado Charles Pessoa destacou a importância da operação no contexto do Pacto pela Ordem: “É mais uma operação, dentro desse contexto do Pacto pela Ordem, uma operação muito importante, tanto na zona leste como na zona sul da capital e é em decorrência de outras investigações. São 20 medidas judiciais sendo cumpridas contra indivíduos extremamente violentos”.