
Foto SSP-PI
Na manhã desta terça-feira (13), a Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Piripiri deflagrou a Operação Punitio, uma ação coordenada que cumpriu mais de 20 medidas cautelares nas cidades de Piripiri e Pedro II. A operação, que segue as diretrizes do programa estadual “Pacto pela Ordem”, mira o combate a uma série de crimes graves que assolam a região.
Os mandados judiciais cumpridos incluem prisões preventivas, prisões temporárias e mandados de busca e apreensão domiciliar. O objetivo principal da Operação Punitio é desarticular grupos criminosos envolvidos em homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, roubo e posse/porte ilegal de arma de fogo.
Até o momento, a ação policial resultou na prisão de sete indivíduos nas duas cidades.
De acordo com o delegado Lucas Klinger, responsável pela DFHT de Piripiri, a operação tem como foco principal a identificação e prisão dos supostos mandantes do homicídio ocorrido em 09 de novembro de 2024 em Piripiri. Além disso, a Punitio também visa capturar os executores de uma tentativa de homicídio registrada em 23 de maio de 2022, também na cidade de Piripiri.
“A investigação também logrou êxito em desvendar locais utilizados para a venda e o armazenamento de entorpecentes nas duas cidades”, complementou o delegado Klinger, ressaltando a abrangência da operação no combate ao narcotráfico na região.
A Operação Punitio demonstra a integração das forças de segurança do estado, contando com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil e Militar. Participaram da ação equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM-PCPI), da Delegacia de Polícia de Pedro II, da Força Estadual de Intervenção de Segurança Pública (FEISP-SSP), da Polícia Militar de Piripiri, do Canil da Secretaria de Segurança Pública (CANIL-SSP), da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI) de Piripiri e Parnaíba, das Delegacias de Campo Maior, Esperantina e Piracuruca, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) 2 e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pedro II.