
Foto Internet
O governador Rafael Fonteles celebrou com entusiasmo a conquista de alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Angelina Mendes Braga, de Pedro II, que garantiram uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). A vitória, entre quase 10 mil estudantes de todo o país, ressalta o investimento na educação e o potencial da escola pública piauiense.
Fonteles expressou sua alegria com o resultado, que é um reflexo do trabalho e dedicação dos estudantes e professores da rede estadual. O Piauí tem se destacado em competições de conhecimento, e essa medalha reforça o compromisso do governo com a educação e a formação de talentos na área de tecnologia.
O projeto vencedor dos alunos de Pedro II, orientado pelo professor Cleber Araújo, chama-se Cognitus. Ele foi desenvolvido com o objetivo de oferecer apoio cognitivo e promover a inclusão de forma lúdica, acessível e eficaz, especialmente para estudantes neurodivergentes. “Ganhar esse prêmio foi a prova de que nossa ideia tem força. Nos fez acreditar ainda mais que podemos, sim, fazer a diferença”, comentou uma das alunas envolvidas.
Além da medalha de ouro na OBT, a equipe de Pedro II também está na última fase do Seduckathon, uma competição que selecionará 130 estudantes e 26 professores para intercâmbios em seis países: Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Coreia, Cingapura e China.
A conquista é um testemunho da aposta do Governo do Estado na universalização do modelo de ensino integral, que integra formação acadêmica, técnica e cidadã. O resultado inspira e demonstra o potencial transformador da educação pública no Piauí, reafirmando a busca do estado por uma educação cada vez melhor.