Foto Internet
Uma megaoperação deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) na noite desta quinta-feira (8) revelou detalhes do funcionamento interno do crime organizado na capital. Além da prisão de dez pessoas em todas as zonas da cidade, a polícia apreendeu uma cartilha com as “regras de disciplina” da facção Bonde dos 40.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Mp Notícias no WhatsApp
O documento foi encontrado em posse de um homem identificado apenas como Maurício, preso por tráfico de drogas. Segundo o delegado Charles Pessoa, o material funciona como um manual de comportamento, prevendo ordens rígidas e punições para integrantes que se recusem a cumprir funções ou desobedeçam ao grupo.
“Isso demonstra o nível de organização. Eles possuem estatutos gerais e cartilhas disciplinares que detalham como o membro deve se comportar”, explicou o coordenador do DRACO.
A ofensiva, que mobilizou mais de 200 policiais e cumpriu 27 mandados de busca, também resultou na prisão de um casal na zona sul. A mulher, que trabalhava como manicure, é suspeita de usar a profissão como fachada para a venda de entorpecentes e para integrar a organização criminosa. Durante a abordagem, seu companheiro ainda tentou destruir um aparelho celular para ocultar provas.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que, além das prisões, foram retirados de circulação:
- Armas de fogo e munições;
- Quantidades expressivas de drogas;
- Dinheiro em espécie e aparelhos eletrônicos.
Todo o material, incluindo a cartilha da facção, passará por perícia para auxiliar na identificação de outros membros da organização. Os dez detidos foram encaminhados à Central de Flagrantes e permanecem à disposição da Justiça.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Mp Notícias no WhatsApp