Foto SSP-PI
As forças de segurança do Piauí deflagraram na manhã desta quinta-feira (11) a Operação “Suspeitei Desde o Princípio”, um golpe estratégico contra o tráfico de drogas no bairro João XXIII, em Parnaíba. A ação resultou no cumprimento de 26 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, internação provisória de adolescente e o sequestro de um imóvel utilizado pelo grupo criminoso.
O principal alvo da operação é uma figura de alta reincidência no tráfico na região, conhecido pelo apelido de “Chapolin” – referência que deu nome à operação.
As investigações, iniciadas em 2023, confirmaram que “Chapolin” já havia sido preso três vezes pela Divisão de Tráfico. O inquérito revelou que o esquema era mantido por um núcleo familiar. A Polícia Civil identificou o envolvimento direto de filhos e, nesta fase da operação, a esposa do traficante foi detida por atuar ativamente na movimentação das drogas.
O delegado Ayslan Magalhães destacou a importância de atingir a central de distribuição do grupo:
“Chapolin e seus familiares vinham mantendo um ponto de venda de drogas que funcionava como uma verdadeira central de distribuição. Com o sequestro judicial do local e as prisões, conseguimos desarticular o núcleo que comandava essa atividade ilícita.”
O delegado Charles Pessoa ressaltou que a prisão do grupo enfraquece o crime organizado no litoral. “A retirada desse grupo de circulação enfraquece diretamente a atuação da organização criminosa que tentava dominar o território e garante mais segurança à população de Parnaíba,” afirmou.
A operação foi coordenada pela 1ª e 2ª Divisão de Tráfico de Drogas de Parnaíba e contou com apoio de unidades especializadas como o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegacias Seccionais da região, e o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) da Polícia Militar.