
Foto SSP-PI
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou uma grande operação na manhã desta terça-feira (23), cumprindo 32 mandados judiciais contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que atua em Teresina. A ação, parte do Pacto Pela Ordem, foi conduzida em conjunto pelas polícias Civil e Militar do estado.
As diligências levaram a diversas prisões e apreensões de objetos, como celulares, em 13 bairros da capital, incluindo Planalto Ininga, Vila São Francisco, Vale do Gavião, e Santa Maria da Codipi. Um dos mandados foi cumprido contra um suspeito que já estava detido no sistema prisional do Maranhão.
Segundo o delegado Laércio Evangelista, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a operação é um desdobramento de uma ação anterior, deflagrada no ano passado, que identificou membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) na região.
“É mais uma operação visando combater as facções criminosas. A operação de hoje foi deflagrada em decorrência de uma anterior, na qual foram identificados indivíduos que integram o PCC”, afirmou o delegado.
O delegado Charles Pessoa destacou que a investigação teve início no ano passado com a apreensão de um menor de idade, o que permitiu identificar 16 criminosos. Entre os nomes citados, está “Kairon do Grau”, preso em 2023, solto e, em seguida, recapturado. Outro suspeito, conhecido como “Big Zói”, também foi preso no decorrer das investigações.
Pessoa mencionou ainda a prisão de um homem conhecido como “Deputado”, que, apesar de morar em uma casa simples, exercia uma liderança importante na facção. O suspeito já tinha passagens pela polícia e era monitorado por tornozeleira eletrônica.