
Foto SSP-PI
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou na manhã desta sexta-feira (23) uma nova fase da Operação Rolezinho com ações simultâneas em Oeiras, União e Altos. O objetivo principal da operação é combater práticas criminosas associadas a condutas perigosas no trânsito, perturbação da ordem pública e o uso indevido das redes sociais.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e aplicadas diversas medidas cautelares. As investigações revelaram que os envolvidos realizavam manobras arriscadas com motocicletas, conhecidas como “grau”, muitas vezes sem possuir habilitação. Essas ações eram filmadas e amplamente divulgadas nas redes sociais, incentivando a participação, inclusive de menores de idade.
As sanções impostas pela Justiça incluem a suspensão da CNH por até um ano, proibição de dirigir veículos, recolhimento domiciliar em períodos noturnos e finais de semana, além da vedação do uso de redes sociais para divulgar atividades criminosas. Os envolvidos também foram obrigados a excluir perfis e proibidos de criar novos.
Durante a operação, um dos investigados foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, tendo sido apreendida uma espingarda de fabricação artesanal em sua posse.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente da SOI, enfatizou o caráter preventivo e repressivo da operação. “A atuação da SSP reforça nosso compromisso com a integridade dos cidadãos e com o enfrentamento de práticas que colocam em risco a segurança pública e viária. O uso das redes sociais para promover atividades ilegais será rigorosamente combatido”, afirmou Zanatta, destacando que o Estado do Piauí continuará atuando de forma coordenada e firme na repressão a esses crimes.
A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e das forças policiais civis e militares dos municípios envolvidos.