O menor de iniciais F.E. da S.M., de 15 anos, foi apreendido, na noite de segunda-feira (18), suspeito de assassinar o adolescente Pedro Leonardo da Silva Furtado, de 14 anos, na manhã de segunda-feira (18), no bairro Pedra Mole.
O suspeito foi apreendido e confessou a autoria do crime, alegando se tratar de uma disputa territorial entre duas organizações criminosas que atuam na zona Leste de Teresina.
Segundo os policiais, o acusado utilizava perfis em redes sociais para exibir armas e fazer postagens comemorando a morte de rivais, além de enaltecer o grupo que faz parte.
“Apesar da pouca idade, Emerson figura como suposto autor em mais de sete crimes registrados pela Polícia Civil do Piauí, apenas neste ano. Fato comum entre eles é que as vítimas relatam que o acusado pergunta a elas se são membros da facção rival e sempre deixa claro que é B40 e que a região é território deles”, explica o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI.
Conforme as investigações, o acusado escolhe as vítimas de maneira aleatória, sendo em sua maioria mortas apenas por morar na região sob controle da organização criminosa rival.
Em um desses episódios, o adolescente teria assassinado Regina Célia da Silva Magalhães, também no bairro Pedra Mole, no dia 31 de março deste ano.
Emerson teria disparado indiscriminadamente contra um grupo de pessoas que estava na calçada de uma residência.
O alvo seria o sobrinho da vítima, conhecido como Jamanta, também acusado de envolvimento com uma facção rival.
Horas depois, Emerson disparou várias vezes contra Roniel Gomes de Oliveira e sua namorada, Ana Carolina de Sousa Gomes, no Portal da Esperança, no dia 1 de abril deste ano.
Assim como no ataque anterior, o adolescente atirou a esmo, atingindo pessoas que não possuíam qualquer envolvimento com o crime, mas com alguma ligação com seus alvos.
Outro crime atribuído a Emerson ocorreu em agosto deste ano, quando o adolescente atirou contra transeuntes em um arraiá no Conjunto HBB e atingiu quatro pessoas.
A motivação seria uma vingança após sua namorada ter sido ameaça por um membro de uma facção rival.
O crime de facções, chamdo de crime organizado se espalhou nas famílias Teresineses de tal sorte já conseguem eleger até vereadores. Ou o Estado Policial/Juiz, enfrenta com mão de ferro, para desarticular os seus dirigentes, ou pouco tempo, teremos prefeitos e governadores eleitos com o patrocínio dessas facções.