Foto Internet
Um crime de execução com características de emboscada foi registrado no início da noite desta terça-feira (13 de janeiro de 2026), no povoado Olinda, zona rural de José de Freitas. A vítima, identificada como Chico Sapato, que trabalhava como caseiro em uma chácara da região, foi assassinada com cerca de seis tiros, a maioria na região da cabeça.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Mp Notícias no WhatsApp
Segundo informações colhidas pela Polícia Militar, os criminosos agiram de forma premeditada. Dois homens em uma motocicleta Honda Fan, ambos usando capacetes, foram até a residência da vítima no final da tarde à sua procura. Ao serem informados pelos filhos de Chico Sapato que ele ainda estava no trabalho, os suspeitos aguardaram nas proximidades.
No momento em que o caseiro chegava em casa, foi surpreendido pela dupla. Sem qualquer discussão, os criminosos efetuaram entre 5 e 6 disparos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado e encontrou a vítima ainda com sinais vitais, mas Chico Sapato não resistiu à gravidade das perfurações e morreu no local.
O sargento-PM Quaresma, que atendeu a ocorrência, repassou as características das vestimentas dos atiradores para auxiliar nas buscas:
- Garupa (atirador): Trajava calça branca e camisa vermelha.
- Piloto: Trajava calça e camisa azul.
A polícia apura informações de populares indicando que a vítima teria tido desentendimentos anteriores com indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas que se escondiam no povoado. Na época, esses elementos chegaram a ser presos. Outro fato que chama a atenção é que Chico Sapato havia perdido um irmão, conhecido como “Kim”, há menos de um mês, no dia 25 de dezembro de 2025.
A perícia criminal foi acionada e o corpo será removido para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Teresina. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de José de Freitas, que busca agora identificar se há relação entre os antigos desentendimentos e a execução desta terça-feira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Mp Notícias no WhatsApp