Foto SSP-PI
As forças de segurança do Piauí deflagraram, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15), uma megaoperação para desarticular um núcleo regional de uma facção criminosa. A ação concentrou-se nos municípios de Porto e Nossa Senhora dos Remédios, com o cumprimento de 10 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão.
As investigações do DRACO e do DENARC revelaram que o grupo possui uma estrutura hierarquizada e coordenada. Além do tráfico de drogas e homicídios, a facção utilizava aplicativos de mensagens para:
- Repassar ordens internas;
- Organizar a lavagem de dinheiro;
- Aplicar punições disciplinares a membros do próprio grupo.
Durante as buscas, aparelhos eletrônicos e documentos foram apreendidos. Com autorização judicial, a polícia já iniciou a quebra de sigilo de dados. As informações extraídas serão compartilhadas com a Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (DIOPI/SENASP), elevando o nível da investigação para o âmbito nacional.
O delegado Laércio Evangelista, coordenador do DRACO, destacou a importância da ação:
“Nosso foco é desarticular a estrutura desses grupos, interromper suas atividades e garantir mais tranquilidade à população piauiense”, afirmou.
A operação contou com um forte aparato operacional, incluindo:
- Polícia Militar: BEPI, BOPE e Departamento Geral de Operações (DGO).
- Polícia Civil: DRACO e DENARC.
Os detidos foram levados para a Delegacia Seccional de Porto, onde serão realizados os procedimentos legais antes de serem encaminhados ao sistema prisional.