
Foto Polícia Civil
A Polícia Civil e a Polícia Militar do Piauí, com apoio da Guarda Municipal de Teresina, deflagraram na manhã desta quarta-feira (22) mais uma fase da Operação Capital Oculto. A ação, que integra o programa Pacto pela Ordem, visa combater o tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro e o crime organizado no estado.
A operação ocorreu simultaneamente em Teresina, Esperantina (PI) e Timon (MA), e teve como foco desarticular as redes financeiras utilizadas para sustentar as atividades criminosas.
Ao todo, a operação cumpriu 23 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão. Até o momento, cinco pessoas foram presas, sendo três em Esperantina e duas na capital piauiense. Entre os detidos, há indivíduos com antecedentes criminais e considerados de alta periculosidade.
A ação resultou no bloqueio de cerca de R$ 12 milhões em bens e valores suspeitos de terem origem ilícita. As equipes apreenderam:
- Armas de fogo
- Drogas
- Veículos de luxo
- Um trator
Quatro empresas foram interditadas por suspeita de estarem sendo utilizadas para movimentar e ocultar recursos provenientes do tráfico de drogas, configurando o crime de lavagem de dinheiro.
O delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc (Departamento de Repressão ao Narcotráfico), destacou o sucesso da operação como fruto da integração das forças de segurança.
“Essa é mais uma ação do Pacto pela Ordem, dentro da modalidade Capital Oculto, com investigação de tráfico, de organização criminosa e de lavagem de dinheiro. Foram R$ 12 milhões em recursos ilícitos sequestrados, além do cumprimento de 8 mandados de prisão e 23 de busca, realizados em Teresina, Timon e também na cidade de Esperantina,” explicou o delegado.
A operação contou com a participação do Departamento de Polícia do Interior, do diretor do DGO, e do diretor-geral de Operações da PM, reforçando o compromisso da SSP-PI em sufocar as rotas do crime organizado no Piauí.