
Foto Internet
OA segurança pública de Teresina deu um passo importante no combate ao crime organizado na madrugada desta terça-feira (7). O Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), por meio da sua 1ª Companhia, prendeu em flagrante um homem identificado como D.D.C.A, suspeito de ser o responsável pela fabricação e venda de armas de fogo artesanais para a facção criminosa Bonde dos 40.
A ação ocorreu por volta de 1h15, durante um patrulhamento ostensivo no bairro Parque Brasil 3, na zona Norte da capital. Segundo o comando do BEPI, a equipe avistou o suspeito em atitude suspeita e procedeu com a abordagem.
O material apreendido reforça as suspeitas da prática criminosa. Com D.D.C.A, que é metalúrgico, os policiais encontraram:
- Uma arma de fogo artesanal, popularmente conhecida como “calça-balas”.
- 74 invólucros de substância análoga à maconha.
- Uma balança de precisão.
- Uma motocicleta Suzuki, além de um celular e um capacete.
De acordo com as investigações, o detido seria um dos principais fornecedores das “calça-balas”, armamento caseiro amplamente utilizado por criminosos ligados ao Bonde dos 40, facção que concentra sua atuação na região da Santa Maria da Codipi.
O comandante do BEPI, tenente-coronel Alves, afirmou que a prisão é o resultado direto de um trabalho investigativo que estava em curso.
“Há muito tempo tínhamos informações sobre essa prática criminosa. Nos últimos meses conseguimos confirmar a identidade do suspeito e localizar o ponto onde atuava. Na noite de ontem conseguimos efetuar a prisão e apreender o material ilícito”, declarou o oficial.
O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. A prisão de D.D.C.A é considerada um golpe na logística de armamento do Bonde dos 40, desarticulando uma parte da cadeia de fornecimento de armas de fogo artesanais na região.