
Foto SSP-PI
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com o apoio da Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (26) uma nova etapa da Operação Pacto Pela Ordem, com o objetivo de combater atividades criminosas nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. A ação cumpre 31 mandados judiciais, sendo 13 de busca e 18 de prisão contra alvos ligados a uma facção criminosa. Até o momento, nove pessoas foram presas.
A operação visa desarticular o núcleo financeiro da organização criminosa, responsável por gerenciar a arrecadação de fundos para a compra de armas e munições, além de financiar homicídios e outras ações ilícitas. Os alvos estão localizados nos bairros Areias, Santo Antônio, Dirceu II, Angelim e Bela Vista.
Segundo o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, a operação é um desdobramento de uma investigação iniciada em 2024 que levou à prisão de uma traficante conhecida como “Vovó do Tráfico”. A partir dessa prisão, a polícia chegou a Carlos Alberto F. F., vulgo “Pônei” ou “Chocolate”, que seria o responsável pelo controle financeiro do Bonde dos 40 na zona Sul.
“Decorrente dessa prisão, nós chegamos no Pônei, que é o Carlos Alberto, indivíduo envolvido com um homicídio que aconteceu, onde um jovem foi sequestrado na região do Clube do River e depois foi desovado na zona sul, envolvido com assaltos e tráfico de drogas”, explicou o delegado.
Com a prisão de Pônei no ano passado, a polícia identificou uma célula da facção que arrecadava uma “mensalidade” de seus membros. Um dos suspeitos presos na operação desta terça-feira possuía um sistema de monitoramento em sua residência, que, segundo ele, era usado para vigiar tanto a facção rival quanto as ações da polícia.
A operação contou com a participação da Força Estadual Integrada de Segurança Pública, Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria Especializada em Operações Especiais, Diretoria de Inteligência da PCPI, 2ª Seccional, 8ª Seccional, BOPE, BEPI e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.