
Foto Internet

Uma megaoperação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (21) em cinco cidades do Ceará, resultando na captura de membros da facção criminosa Comando Vermelho. A ação busca cumprir 42 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão em Iguatu, Russas, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Até as 6h30, 18 pessoas já haviam sido presas.
Entre os alvos da operação estão comerciantes de Iguatu e Fortaleza, suspeitos de envolvimento em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Durante o cumprimento dos mandados, as autoridades apreenderam drogas, munições e outros materiais ilícitos.
A Polícia Civil informou que a operação é fruto de uma investigação detalhada que começou após a prisão de Thiago Oliveira Valentim, conhecido como “Fumaça”, apontado como líder da facção em Iguatu. A análise dos celulares de “Fumaça” permitiu que os agentes de segurança mapeassem a estrutura da organização criminosa, identificassem seus integrantes, suas funções e obtivessem provas de diversos crimes.
A investigação revelou que a facção exercia um controle territorial rigoroso, impondo seu poder através da violência. A polícia destacou que “Fumaça” chegava a determinar quem poderia ou não morar no Condomínio Residencial Dom Mauro, um conjunto habitacional do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Iguatu, demonstrando o nível de domínio exercido pela organização na comunidade.